Vamos juntos nessa luta contra o câncer de mama?

O Outubro Rosa nos lembra da importância do autoexame e do acompanhamento médico periódico para diagnosticar e tratar a doença rapidamente. Segundo o INCA*, o câncer de mama é o 2º tipo de câncer mais comum no Brasil*, representando 29% de todos os casos identificados no país. 

As chances de sucesso do tratamento aumentam exponencialmente quando há identificação nas fases iniciais, assim, fica claro que precisamos intensificar ainda mais a conscientização sobre o auto exame e, principalmente, celebrar a vitória dos que venceram essa doença.

Preste muita ATENÇÃO nas informações abaixo e divulgue com as mulheres do seu convívio:

 

*Alguns hábitos que podem ajudar na prevenção:

– Manter uma alimentação balanceada e saudável;

– Realizar exercícios físicos rotineiramente;

– Evitar o consumo de álcool e cigarro;

– Realizar o autoexame sempre, ficando atenta para identificar: nódulos na mama, axilas e pescoço; alteração no formato e cor dos mamilos; secreção de líquidos no bico do seio ou alterações na textura e cor da pele da mama;

– Após os 35 anos é importante que as mulheres realizem periodicamente a mamografia. 

 

*Fatores que aumentam o risco de desenvolvimento do câncer de mama:

-Histórico familiar de câncer nos ovários ou na mama;

-Manter uma rotina sedentária;

-Após o período de menopausa estar obeso ou com sobrepeso;

– Exposição frequente a Raios-X;

– Ter a primeira menstruação antes dos 12 anos;

– O uso de contraceptivos hormonais.

 

Esses fatores não garantem a incidência ou prevenção total, mas são indicam hábitos que devem ser observados e informados ao seu médico. Em homens a recorrência desse câncer é de apenas 1% dos casos. Apesar de ser muito menor a incidência, não podem descuidar da saúde também!

Dentre as diversas forma de tratamento ao câncer de mama, uma das que mais afeta a autoestima e vaidade das mulheres é a mastectomia, onde ocorre a retirada total ou parcial da mama. É nesse momento em que a micropigmentação pode entrar em campo e ajudar as mulheres a recuperar sua autoestima.

 

*Qual o papel da micropigmentação nos casos de câncer de mama?

 

Após mastectomia e o processo de reconstrução do seio, chega o momento em que nós micropigmentadores entramos em ação! Além da micro em sobrancelhas – que podem ficar muito ralas ou mesmo cair totalmente durante o tratamento; a micropigmentação nas aréolas são TRANSFORMADORAS.

 

Podemos realizar a reparação através da coloração e simetrização das aréolas até as reconstrução total do mamilo, inclusive do bico do seio. Nesses atendimentos, uso conhecimentos avançados de colorimetria e desenho 3D para que a cor, tamanho e formato da aréola fique como a cliente deseja. 

*Quem pode realizar a micropigmentação?

 

Assim como sempre indicamos aqui, existem alguns casos em que a micropigmentação pode ser contra-indicada:

  • Pessoas com algumas doenças na derme
  • Quem está ou esteve fazendo tratamentos agressivos na pele
  • Herpes ativa, uso de anticoagulantes, problemas de cicatrização ou feridas abertas
  • Medicação controlada e de uso contínuo
  • Doenças descontroladas
  • HIV ou hepatite
  • Pacientes em tratamento oncológico.

Durante o tratamento de câncer são usados medicamentos que sensibilizam a pele, agem na imunidade e afetam a cicatrização. Assim é preciso ter  liberação do oncologista para saber em que momento do tratamento é seguro fazer a micropigmentação areolar. 

 

A liberação médica pode variar entre 3 à 12 meses após o tratamento ou cirurgia. Respeite este prazo e desconfie de profissionais que desconsideram as orientações médicas. 

 

*O que analisar antes de realizar a micropigmentação?

 

Assim como em qualquer outro procedimento invasivo, sempre analise trabalhos anteriores do profissional e veja as avaliações dele. É muito importante verificar se o ambiente é limpo e segue as normas de biossegurança, assim como se é feito o preenchimento completa da sua ficha de anamnese antes de qualquer etapa do atendimento. 

 

Converse com o micropigmentador e só realize o procedimento se estiver 100% segura e confortável. Esse atendimento deve trazer mais alegria e tranquilidade para você, por isso é fundamental trabalhar com profissionais experientes.

 

Se você ainda tiver dúvidas ou quer ver mais micropigmentações realizadas por mim e minha equipe, é só entrar em contato:

41 99544-8850 ou pelo link bit.ly/studioltz

Facebook ou Instagram

Rua: Comendador Araújo 510 10 andar sala 1001 Centro Curitiba.