Chegou a hora de montar o seu tão sonhado studio e ter um local especial para atender às suas clientes. É comum investirmos tempo (e dinheiro!) pensando na parte estética do ambiente, porém é muito IMPORTANTE adequar o ambiente para cumprir as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) para que seu studio possa funcionar.

 

Porque devemos seguir as normas da ANVISA?

 

A micropigmentação é um procedimento invasivo, por isso são aplicadas aos seus produtos normas de saúde e não de produtos de beleza. Como profissionais, sabemos que a nossa saúde e de nossas clientes vem em primeiro lugar, porém é comum vermos procedimentos feitos de forma errada e que acabam por trazer prejuízos à saúde.  

 

Por isso a fiscalização é importante, ela vai garantir um padrão de atendimento e ajudar a fortalecer ainda mais os bons resultados da micropigmentação. 

 

Ambiente

 

Para conseguir o alvará de funcionamento devemos estar atentos à algumas exigências estruturais. Anote e leve com você para não se esquecer quando estiver procurando locais para locação ou compra. 

  • A sala em que se realiza o procedimento deve ser separada da recepção;
  • O piso e as paredes devem ter revestimento lavável para permitir a higienização adequada do local;
  • A sala de atendimento deve contar com pia para lavagem das mãos com sabão e papel toalha;
  • Extintor de incêndio;
  • Local apropriado de descarte para os resíduos, que são considerados lixo hospitalar.

 

ATENÇÃO: a retirada do lixo contaminado deve ser feita por uma empresa especializada no descarte deste tipo de resíduos, não podemos misturar junto ao lixo comum.

 

Além desses elementos estruturais, alguns outros itens são fundamentais para a viabilidade do atendimento como:

  • Lixo com pedal;
  • Mocho para o profissional; 
  • Autoclave ou estufa para esterilização dos materiais;
  • Maca;
  • Caixa descarpack
  • Bancada;
  • Carrinho de apoio.

 

Todos os itens usados nos procedimentos como dermógrafos, teboris, pigmentos e agulhas devem possuir certificação da ANVISA. Se você quiser saber mais sobre que materiais são necessários, eu preparei uma lista (https://studioltz.com.br/quais-sao-os-materiais-para-micropigmentacao/) completinha para você. 

 

O uso de EPI’s – por clientes e profissionais – são fundamentais durante todo o atendimento, preparamos um conteúdo muito bacana sobre a importância da biossegurança (https://studioltz.com.br/biosseguranca-fundamental-para-o-sucesso-da-micropigmentacao/) para tirar as suas dúvidas. 

 

Informações dos Clientes

 

A ficha de anamnese tem um papel ainda mais importante do que você imagina, pois por lei precisamos ter o cadastro de nossas clientes. Além dos dados pessoais, devemos anotar informações sobre os produtos utilizados como o pigmento (lote, abertura, validade), agulhas e aparelhos utilizados. 

 

Amor e Dedicação

 

Eu sei que todos esses itens obrigatórios podem assustar quem está começando, mas lembre-se que são passos importantantes para um futuro de muito sucesso. Faça uma lista com todos os itens obrigatórios para que possa controlar quais itens faltam e não se esquecer de nada. 

 

Mas o mais importante é: ame e se dedique à sua profissão, não deixe de se especializar e aprender novas técnicas.

 

Quer conhecer os cursos e atendimentos do Studio LTZ?
Entre em contato com nossa equipe:

41 99544-8850 ou pelo link bit.ly/studioltz

Rua: Comendador Araújo 510 10 andar sala 1001 Centro Curitiba.