Além da paixão pela profissão, da prática constante e do conhecimento das técnicas de design e de micropigmentação, é obrigação de todo profissional conhecer, respeitar e praticar as medidas de biossegurança. 

 

O que é biossegurança?

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa – define como a “condição de segurança alcançada por um conjunto de ações destinadas a prevenir, controlar, reduzir ou eliminar riscos inerentes às atividades que possam comprometer a saúde humana, animal e o meio ambiente” 

 

Cuidar da sua segurança e da saúde das clientes faz parte da rotina do micropigmentador. Por isso, esse é um tema de extrema importância e que trabalho enfaticamente com as minhas alunas durante os cursos.

 

Tayná, por onde começo?

Antes de tudo, é importante que o ambiente em que você vai realizar seus atendimentos siga as normas da Secretaria da Saúde, bombeiros e vigilância sanitária. 

 

Esse ambiente contará com pia, chão e paredes laváveis que irão facilitar a limpeza e esterilização do seu ambiente, o que é um passo muito importante para evitar doenças e infecções. Além do ambiente, é necessário estar atento aos equipamentos utilizados e ao descarte dos resíduos. 

 

Todos os equipamentos como paquímetro, pinças, tesouras, dermógrafos, teboris e suportes que não sejam descartáveis, devem ser higienizados e/ou esterilizados em autoclave ou estufa – conforme a orientação do fabricante. Lembre sempre de trocar o lençol descartável da maca e de proteger seu dermógrafo, tebori, borrifadores e embalagens que estarão na bancada de atendimento com plástico filme sempre que for realizar um atendimento. 

 

Seus objetos de trabalho, descartáveis ou não,  devem ser guardados em uma armário limpo, sem umidade, fechado e que seja dedicado somente à esses materiais. E não se esqueça: pigmentos somente dentro do prazo de validade e liberados pela ANVISA.

 

Onde descartar os resíduos?

O descarte correto de materiais contaminados é realizado em saco de lixo branco  e recolhido como lixo hospitalar por uma empresa coletora especializada. 

 

Já os materiais perfurocortantes como agulhas, lâminas e mesmo ampolas, devem ser descartados em lixos rígidos como a embalagem amarela descarpack. Caso sua cidade não tenha empresa coletora especializada, entre em contato com o posto de saúde mais próxima. 

 

Quais os cuidados com o profissional?

É fundamental que o profissional utilize os EPI’s – Equipamentos de Proteção Individual: touca, máscara, avental e luvas de látex – e  que estes sejam descartados a cada atendimento no lixo de resíduos hospitalares.

 

Além dos EPI’s não se esqueçam de realizar sempre a higienização das mãos e, durante o procedimento, busque não usar objetos que não estejam protegidos pelo plástico filme. Porém se usar, troque suas luvas antes de dar continuidade ao atendimento. 

 

A cliente também deve usar EPI?

É importante que a cliente use touca, para evitar que o cabelo caia no rosto durante o atendimento e; o babador para proteger o colo e também a roupa. Também deve ser realizada a higienização e antissepsia da pele antes de iniciar o atendimento.

 

Com essas medidas de segurança diminuímos os riscos das doenças mais comuns transmitidas na micropigmentação como micose e hepatite. Biossegurança é o cuidado com você e principalmente com a cliente, então não se esqueça: Limpeza, Desinfecção e Esterilização.

 

Quer conhecer os cursos e atendimentos do Studio LTZ?
Entre em contato com nossa equipe:

41 99544-8850 ou pelo link bit.ly/studioltz

Rua: Comendador Araújo 510 10 andar sala 1001 Centro Curitiba.